quarta-feira, 13 de abril de 2011

filme: Julie & Julia



Interrompemos a programação dos textos 'etapas de um filme' para uma crítica: Julie & Julia.

Fato: filmes sobre comida são geralmente bons, mudo, geralmente ótimos. Só consigo pensar em filmaços: 'Chocolate', 'A Festa de Babete', 'Simplesmente Martha' e 'Estômago' são os que me lembro agora. 'Julie & Julia' acaba de ser incluído nessa lista.

O filme é agradabilíssimo, desses que são feitos somente para você sentir prazer, em todos os sentidos. Os sons da comida, a cara que eles fazem ao experimentar um belo peixe, o colorido dos pratos, o prazer de cozinhar, o prazer de comer, o prazer de comer com quem você gosta...

A fotografia é belíssima, intercalando entre Paris de algumas décadas atrás e a Nova York atual, com uma mais que competente direção de arte. Falar sobre a Meryl Streep é chover no molhado. Só ela consegue passar de uma esnobérrima editora de moda no 'O Diabo Veste Prada' a uma desajeitada dona de casa com a mesma atuação impecável. Minha atriz favorita desde a pré-adolescência. Já a Amy Adams tem tudo para fazer muito sucesso nessa década. Ela possui um carisma encantador, vale a pena dar uma olhada nos seus outros filmes (espero que ela não fique só nas comédias românticas).

É isso, agora vou terminar de assistir. Duro é não ficar com fome.