domingo, 10 de abril de 2011

etapas de um filme: escolha da equipe

Terminado o roteiro daquela história que você tanto deseja contar, chega o momento de escolher a equipe técnica, se é que ela já não foi escolhida. Vale lembrar que as dicas que coloco aqui são de curta-metragens independentes, feitos com o apoio de pessoas que estão nessa por vontade de participar. A intenção é que esse tipo de experiência sirva como exercício cinematográfico e um material para todos utilizarem como portfólio. O apoio de parceiros também é fundamental, como a disponibilização de um espaço para ensaio e equipamentos.

Normalmente, nesse tipo de produção, o diretor acaba sendo também o produtor, porque ele é o maior interessado nisso tudo e não haverá retorno financeiro. Como o papel do produtor executivo é cuidar do $$ e o diretor de produção cuida da organização, o diretor acaba sendo o produtor. No meu caso, prefiro dividir essa função com outra pessoa que esteja muito envolvida no filme e que também participe de mais uma função técnica. Isso divide as responsabilidades, a organização é outra, melhora infinitamente o resultado final e o mérito é de todos. Não conseguiria colocar "um filme de" somente porque fui o diretor. O cinema é coletivo e ponto. Como tocar em uma banda.

A equipe se divide assim, podendo acumular-se funções (curta independente...):

Produtor: o cara que cuida do dinheiro, contatos e organização. No cinemão, o Produtor Executivo é o que toma conta do dinheiro e burocracia. O chefe de toda equipe, inclusive do diretor. O Diretor de Produção é aquele que cuida do cronograma, organização, logística e dá suporte para todas as equipes.

Diretor: o responsável pela obra. Irá supervisionar e dirigir toda a equipe técnica e artística até a cópia final.

Roteirista: cria a história e as narrativas da qual se realizará o filme.

Diretor de Fotografia: interpreta com imagens o roteiro, sob a orientação do diretor. Responsável pelo enquadramento, movimento de câmera e iluminação.

Diretor de Arte: define as características plástico-emocionais de cada cena e de cada personagem dentro do contexto geral, verificando as locações, texturas, cor e os efeitos visuais desejados junto ao diretor e o diretor de fotografia.

Técnico de Som: responsável pela gravação dos diálogos e demais sons a serem captados no set.

Editor/Montador: monta e estrutura o filme em sua forma definitiva, sob a orientação do diretor, a partir do material de imagem e som, usando seus recursos artísticos, técnicos e equipamentos específicos.