segunda-feira, 19 de abril de 2010

cemitério japonês

Essa experiência do Corações Sujos foi tão legal que resolvi fazer algumas imagens do cemitério japonês de Álvares Machado. Esse cemitério foi fechado por Getúlio Vargas justamente na época em que se passa o filme. Em tempos de guerra, o sentimento nacionalista costuma ficar à flor da pele. No Brasil, houveram diversos casos de manifestações contra os imigrantes e descendentes dos países do Eixo.
Para compreender melhor a história, colocarei um resumo. Em 1916, ano da fundação da cidade, várias famílias de imigrantes japoneses já se encontravam instaladas no local. De acordo com Silva,
devido ao surto de febre amarela e a morte de muitos japoneses (em sua maioria crianças), surge, em 1920, a pedido destes imigrantes, um cemitério para o núcleo, pois a distância era de 15 km caminhando a pé para o cemitério mais próximo. Os imigrantes caminhavam com o falecido nas costas, pois não tinham meio de transporte.
O cemitério japonês (ohaka) funcionou até o ano de 1945, quando desativado pela Ditadura do governo populista de Getúlio Vargas. O governo brasileiro, se opondo aos países formados pelo Eixo (Alemanha, Japão e Itália) durante a II Guerra Mundial, proibiu em Lei todos os imigrantes de se comunicarem em japonês, fazendo com que as escolas dos núcleos obrigatoriamente ensinassem aos nipônicos a Língua Portuguesa.
Quando o roteirista David França Mendes veio para a região, levei-o até o cemitério e ele gostou bastante. Até incluiu uma cena no local em seu primeiro tratamento do roteiro. Não sei se eles ainda pensam em filmar por lá, mas o lugar é muito bonito e vale a pena. Além do cemitério, há a antiga escola que funcionava na época e um estábulo.
Reuni uma amiga e seus primos para as filmagens. Dêem uma olhada:


Cemitério Japonês from André Yuzo Aoki on Vimeo.

Referência Bibliográfica

SILVA, Fernanda Correia. AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO MUNICÍPIO DE ÁLVARES MACHADO/SP - BRASIL. Acessado em 19/04/2010. Disponível em:
http://74.125.113.132/search?q=cache:V2QgE9oktv8J:egal2009.easyplanners.info/area08/8045_Correia_Silva_Fernanda.doc+%22cemit%C3%A9rio+japon%C3%AAs%22+machado&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a